perguntas e respostas

Tudo o que você queria saber mas não
sabia para quem perguntar

1. O que é o azeite de Oliva?

Se você espremer algumas azeitonas você terá um óleo e um pouco de água. A gravidade fará com que o óleo suba e você terá um azeite. Resumindo, o azeite nada mais é que azeitona espremida.

2. O que significa azeite extra virgem?

Extra virgem é considerado o azeite extraído por processo mecânico sem adição de produtos químicos. Outras categorias de azeite como "azeite de oliva"são extraídos por outros processos utilizando produtos químicos ou solventes. Um azeite extra virgem também tem parâmetros de acidez e de peróxidos definidos e não pode apresentar nenhum defeito no seu aroma e sabor.

3. Como o azeite deve ser armazenado?

O azeite deve ser mantido longe da ação da luz, do calor e do ar, por isso evite armazená-lo ao lado do forno/fogão. Em contato com uma dessas variáveis o azeite oxida e se torna rançoso, modificando seu sabor de forma irreversível.

4. Por que alguns azeites são amargos?

Já provou uma azeitona no pé? Elas geralmente são amargas. Esse amargor, como a picância, são proveniente de substancias antioxidantes que combatem os radicais livres, diversos tipos de cânceres e ajudam a prevenir o envelhecimento da pele.

5. Por quanto tempo eu devo guardar um azeite?

Um azeite após aberto deve ser consumido em um ou dois meses. Um azeite fechado e armazenado em condições adequadas pode ser armazenado pelo prazo de validade estabelecido.

6. Qual o melhor azeite de oliva do mundo?

Todos os países produtores são capazes de produzir o melhor azeite do mundo, como o pior também. Muitos deles se gabam de ter o conhecimento de diversas gerações na produção do azeite, mas a verdade é que o melhor azeite depende da colheita daquele ano. Existem muitos concursos que premiam o melhor azeite, mas também existem pequenas produções fantásticas que nem chegam ao nosso conhecimento e são apenas partilhadas entre um povo local.

7. O que é a acidez do azeite?

acidez de um azeite não é perceptível ao paladar. A acidez é um dos parâmetros químicos de um azeite e é medido em laboratório. Pode ser considerado e um dos indicadores de qualidade já que uma baixa acidez é o resultado de um processo produtivo saudável e sem defeitos. No entanto não deve ser o único fator a ser analisado na compra.

8. Eu posso fritar com azeite de oliva? E cozinhar?

Sim, vc pode fritar com azeite pois seu ponto de fumaça ( ponto que o óleo começa a saturar) está entre 210°C a 230° e o ponto ideal para fritura gira em torno de 180°C. Você pode ter uma alimentação mais saudável utilizando azeite para fritar ou para cozinhar. O azeite quando esquentado não perde suas propriedades, somente se for utilizado temperaturas muito altas. 

9. Qual azeite é melhor: filtrado ou não filtrado?

O azeite não filtrado apresenta uma aparência mais turva e alguns acreditam que seu sabor é melhor  devido as partículas da fruta que se encotram em muitos produtos não filtrados. No entanto, a vida útil de um azeite não filtrado é menor, devendo ser consumido mais rapidamente. Mas a escolha de um azeite não deve ser feita por isso. Parâmetros como frescor e sabor são mais importantes na hora de escolher um azeite.

10. O que significa primeira prensagem e extraído a frio?

O termo primeira prensagem é muito usado dando a entender que quanto mais prensagem pior o azeite. Atualmente todo azeite extra virgem é de primeira prensagem não sendo esse um fator que determina a qualidade do produto. Da mesma forma, todo azeite extra virgem de qualidade é extraído a frio, a uma temperatura inferior a 26ºC

11. Que fatores determinam a compra de um azeite?

O primeiro fator que deve ser considerado é a finalidade do azeite. Um azeite que será utilizado para a fritura/cozimento deve ser diferente do azeite que será utilizado em saladas ou em finalizações de pratos. No entanto, independente da finalidade, o azeite deve ser extra virgem.

12. Os azeites são como os vinhos, quanto mais velho, melhor?

Diferente dos vinhos, quanto mais novo o azeite melhor. Procure comprar azeites de safra próxima a data de produção;

13. O que é melhor lata, garrafa transparente ou garrafa de vidro escuro?

Recentes pesquisas mostraram que as latas conservam melhor os azeites, no entanto não é possível verificar a condição do produto dentro da lata. Por isso, procure adquirir azeites engarrafados em de vidro escuro, mais protegidos da ação da luz. Azeites de vidro transparentes devem ter um consumo mais rápido;

14. Um azeite mais amarelado é melhor que um azeite mais esverdeado?

A cor de um azeite não deve influenciar na hora da escolha. A cor do azeite tem relação a maior quantidade de clorofila ou carotenóide no sua composição. Sendo assim um azeite mais amarelado não é melhor que um azeite mais verde